A descoberta de vida inteligente fora da terra refutaria o Cristianismo e a Bíblia?

Na última publicação, recomendamos o podcast do Bibotalk e ABC² sobre o tema. A vida microscópica é um tema ainda polêmico, mas e se além disso, encontrarmos inteligente fora da Terra? O artigo abaixo, publicado na Revista Christian Post, aborda este que foi o tema da palestra da astrônoma Deb Haarsma na conferência da Fundação BioLogos em março de 2019, trabalhando, entre outras coisas, as interpretações do sacrifício de Cristo diante de outros povos no universo. O texto é introdutório, mas pode servir como um iniciador de boas conversas! Confira!

Como se acredita que haja bilhões de planetas no universo, as implicações teológicas que a descoberta de vida alienígena inteligente teria foram analisadas na recente conferência do BioLogos.

A presidente da BioLogos Foundation, Deborah Haarsma, ex-presidente do departamento de física e astronomia do Calvin College, expôs seus pensamentos na quinta-feira sobre as difíceis questões hipotéticas relacionadas ao que a descoberta potencial de vida inteligente em outros planetas teria sobre as afirmações e ensinamentos bíblicos.

A BioLogos Foundation é um grupo de defesa que existe para ajudar a unir a fé bíblica às teorias científicas modernas, áreas que muitos na sociedade secular de hoje acreditam ainda estar em desacordo.

Com o tema da conferência “além do conflito”, Haarsma descreveu como a teologia da encarnação não seria refutada se a vida alienígena fosse descoberta em outros planetas. Enquanto comentaristas online e ateus argumentam que a descoberta de vida alienígena inteligente seria o “fim da religião organizada”, ela derrubou a noção de que o Cristianismo é “paroquial” e algo que é local sem significado cósmico.

Embora a Bíblia trate de eventos que ocorreram na Terra, Haarsma apontou que a Bíblia é ainda mais restrita do que isso porque realmente se concentra em Abraão e seus descendentes. No Novo Testamento, a Bíblia enfoca a vida e o ministério de Jesus.Ela observou que o Novo Testamento ocorre principalmente no Oriente Médio. Mesmo nas viagens de Jesus, Cristo não viajou muito longe de onde nasceu. Embora a Bíblia se concentre principalmente em uma determinada região geográfica, sua mensagem ainda se aplica a toda a Terra.

“A revelação de Deus foi muito particular para uma cultura particular e um lugar particular. Mesmo assim, as afirmações das Escrituras são cósmicas ”, disse ela. “Em Colossenses 1 está escrito que “Nele todas as coisas foram criadas: as coisas no Céu, as coisas na Terra, visíveis, invisíveis, tronos, poderes, governantes, autoridades. Todas essas coisas foram criadas por Ele e para Ele”.

O texto bíblico de Colossenses 1, afirmou Haarsma, sugere que as reivindicações do Cristianismo vão muito além da Terra e “habitam todo o cosmos”.“[O] Cristo que estava encarnado aqui na Terra era o mesmo Cristo de todo o universo”, acrescentou ela. “Quer existam ou não alienígenas inteligentes, as afirmações da Bíblia são cósmicas em escopo [e não podem ser] postas de lado”.

Alguns podem se questionar sobre se a descoberta de vida alienígena reduz a importância da raça humana. “Quer existam ou não seres inteligentes, somos importantes aos olhos de Deus”, afirmou Haarsma. “Como nós sabemos? Bem, a encarnação é uma grande pista. Deus veio e viveu aqui como um de nós. Cristo morreu por nós. Ele enviou Seu espírito para viver conosco. Estas são as coisas que nos tornam significativos aos olhos de Deus, como nosso relacionamento com Ele”.

Mas será que a descoberta de vida alienígena inteligente alteraria as visões sobre a encarnação de Cristo? Haarsma explicou que essa questão é aquela em que muitos cristãos discordam. Existem várias possibilidades teológicas, ela apontou. Uma possibilidade é a de que o sacrifício de Cristo na Terra redimiu todo o Universo, enquanto outra possibilidade é que os alienígenas podem não precisar de redenção, porque eles podem ter feito uma escolha diferente dos humanos no que diz respeito ao pecado e à Queda; Outra opção, ela argumentou, é a de que Deus também poderia ter encarnado em planetas estranhos para fornecer redenção nesses mundos; A última possibilidade que ela mencionou é que os alienígenas tenham seu próprio caminho para Deus, que é diferente dos caminhos que os humanos seguem para Deus.

Haarsma observou que essa ideia de Deus encarnando em outros planetas foi sugerida no romance final da série As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. “Em Nárnia, você tem a ideia de Aslam, Deus aparecendo na forma de um Leão em um mundo diferente”, ela explicou. “E quando você chega ao final de As Crônicas de Nárnia em A Última Batalha, você o vê reconhecer que existem muitos mundos todos apontando para um Deus. Mas Deus encarna de maneiras diferentes”.

Em Perelandra, parte da Trilogia Espacial de Lewis, Haarsma observou que Lewis fala sobre como a vida que nasce após a encarnação ainda se parece com Cristo. É a noção de que a encarnação de Deus na Terra tem um efeito sobre a aparência da vida inteligente em outros lugares. “Não sei a resposta certa para isso. Existem várias opções aqui a serem consideradas”, ela admitiu. “Então, não acho que isso seja um empecilho para o cristianismo. É algo contra o qual precisamos lutar. Os cristãos têm múltiplas visões sobre como Deus pode se relacionar com os alienígenas, mas sabemos que Cristo assumiu a forma humana, portanto, nossa compreensão da própria encarnação aqui na Terra ainda é robusta”.

Apesar das diferentes possibilidades, Haarsma afirmou que o caráter de Deus permanecerá o mesmo. “É o mesmo caráter de amor, o mesmo desejo de ser sacrificado, o mesmo desejo de redimir as pessoas para Si mesmo”, enfatizou ela. “Embora os cristãos tenham múltiplas visões sobre Deus em relação aos estrangeiros, sabemos que Cristo morreu para redimir o pecado humano”. Haarsma foi acompanhada pela astrofísica da NASA Jennifer Wiseman e pelo astrobiólogo Stephen Freeland. Wiseman discutiu a prova de que existe uma abundância de exoplanetas e estrelas em todo o universo; Freeland se concentrou nas origens e distribuição da vida na Terra.

Por Samuel Smith, U.S. Editor do site Christian Post.
Fonte: https://www.christianpost.com/news/would-the-discovery-of-alien-life-disprove-christianity-and-the-bible.html

Os textos publicados aqui assinados por outras pessoas não refletem necessariamente a opinião do TheoLab, seus colaboradores, nem do TeachBeyond Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *